quarta-feira, 28 de março de 2012

Mapa conceitual


               Na aula do dia 22 de março a professora solicitou que fizessemos um mapa conceitual sobre identidade e diferença. Me lembrei da disciplina do semestre passado em que um dos conteúdos era neste momento não tive minhas melhores experiências.  Nesta ocasião fizemos um total de três mapas.
               Foi uma experiência bem interessante e acabei usando esse recurso para apresentação de trabalho de outras disciplinas o que me deixou 'traumatizada' foi o que envolveu a realização do trabalho, mas não cabe aqui falar sobre isso. Tentei não me basear em momentos passados e tentei fazer um mapa sem 'pré-conceitos' e foi bem bom, o modo como a professora conduziu modificou essa imagem que eu tinha.

Mapa conceitual :
A técnica de construção e a teoria a respeito dos Mapas Conceituais foi desenvolvida pelo pesquisador norte-americano Joseph Novak. Ele define mapa conceitual como uma ferramenta para organizar e representar conhecimento. O mapa conceitual, baseado na teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, é uma representação gráfica em duas dimensões de um conjunto de conceitos construídos de tal forma que as relações entre eles sejam evidentes. Os conceitos aparecem dentro de caixas nos nós do grafo enquanto que as relações entre os conceitos são especificadas através de frases de ligação nos arcos que unem os conceitos. A dois ou mais conceitos, conectados por frases de ligação criando uma unidade semântica, chamamos de proposição. As proposições são uma característica particular dos mapas conceituais se comparados a outros grafos similares como os mapas mentais.

 (http://mapasconceituais.cap.ufrgs.br/mapas.php)
Aqui esta um dos mapas que eu fiz no semestre passado:

Um comentário:

  1. Oi Jéssica,

    que bom que conseguiste ultrapassar esta barreira e seguir em frente com a atividade. É sempre bom darmos uma chance àquilo que num primeiro momento não nos agrada, pois podemos ter surpresas agradáveis e ganhar grandes aliados. Parabéns!

    Abraços, Anelise.

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