sexta-feira, 13 de abril de 2012

As Tic no meu percurso

           O primeiro contato que eu tive com as Tecnologias de informação e comunicação (TIC) foi na adolescência mas primeiro irei narrar o primeiro contato com o computador. Por volta dos meus sete anos meus pais compraram o primeiro computador que tivemos, naquela época ainda era novidade e não eram todos que tinham. Lembro da curiosidade que eu tinha em poder mexer naquela máquina que era tão diferente, o computador foi instalado e passei a mexer nele principlamente no joguinhos e no paint.
            Alguns anos mais tarde iniciei meu curso de informática que durou dois anos, nele consegui ter uma base dos programas básicos e até criar vídeos e uma página na web, a qual eu não lembro mais o endereço. Com o tempo fui aprendo a utilizar  a internet e criei meu orkut onde me relacionava com as pessoas, conversava com meus amigos e criava novas amizades. Ao entrar no ensino médio passei a usar o computador para fazer pesquisas e trabalhos escolares. O meu primeiro contato de fato com as TIC dentro do contexto escolar foi no terceiro ano do curso normal (magistério), nele tinhamos uma disciplina que era toda realizada no computador.
            A partir desse momento passei a usar o computador e seus recursos como uma ferrramenta para me auxiliar. Durante meu estagio de conclusão do magistério usei em alguns momentos essas tecnologias para me ajudar em aula com os conteúdos, passava vídeos e produzia atividades utilizando esses recursos.
            Mas a maior experiência e o maior número de vezes que recorri a esses recursos foram desde o inicio da faculdade. Em quase todos os trabalhos utilizo alguma ferramenta para me auxiliar. Seja usando a internet para ler textos on line, o power point para a apresentação, os vídeos para exemplificar algo. Na disciplina do semestre passado Mídias, Tecnologias digitais e educação usamos muito ou melhor só usamos as tecnologias digitais. Nela planejamos aulas utilizando esses meios inclusive criando um site que seria usado durante a disciplina, mais ou menos como acontece com este blog. Criamos, por exemplo, um vídeo de stop motion para usar como recurso de uma aula. Foi um forma bem interessante de planejar uma aula.
            Pode-se notar que as TIC estão presente na minha vida e acho muito dificil não estarem pois a encontramos em todos os lugares. O que não pode acontecer é ser radical e só usar a tecnologia, ainda acho que o quadro e o giz é de muita valia e que boas aulas podem ser planejadas com eles.

Um comentário:

  1. Oi Jéssica,

    de fato, as tecnologias vieram agregar valor às tuas aprendizagens/descobertas!

    Um carinhoso abraço,
    Profa. Nádie

    ResponderExcluir