quarta-feira, 11 de abril de 2012

Os saberes

               Saberes da formação profissional são os saberes transmitidos por instituições de formação, o  professor e o ensino passam a ser os objetos de estudo. Não se produz conhecimento mas tenta-se incorporá-los a prática, são as ciências da educação. Um exemplo é o magistério ou curso normal que seria o estudo da prática docente, ou como minhas professoras diziam o ensinar a ensinar. Eu fiz magistério e me formei no ano passado, o fiz junto com meu ensino médio e duraram quatro anos. Foi uma experiência que já me deu uma noção de como seria a minha futura profissão, me deu base para ver se era aquilo que eu queria ou não dessa forma não tive meus primeiros contatos apenas na faculdade, mas sim em um nível anterior.
                 Os saberes disciplinares são aqueles oferecidos pelas disciplinas nas universidades. São referentes a diversos campos de conhecimento e emergem da tradição cultural e de grupos sociais. São aqueles que existem não apenas na faculdade de educação ou com o intuito de passar conhecimento sobre a área, são exemplos a matemática, história ou português. Aqui no curso de pedagogia temos uma disciplina que transmite a meu ver os saberes disciplinares, é a disciplina Análise e produção de texto acadêmico. Nelas nos é ensinado os tipos de textos, sua estrutura e normas a serem seguidas. É um conhecimento que vem independente do curso que estamos fazendo.
                 Saberes curriculares são os programas escolares que abrangem os objetivos, conteúdos e métodos que a instituição escolar possui e se organiza. São programas que os professores devem aprender a aplicar. Na minha escola, por exemplo, possui métodos e formas de planejar que devem ser seguidas.
                 Saberes experienciais são os saberes específicos desenvolvidos ao longo da prática na profissão.  São frutos do cotidiano e se firma através da experiência, vem sob a forma de habilidade de “saber-fazer e de saber-ser”. Na minha formação o maior saber experiencial veio do meu estagio de conclusão do magistério. Foram seis meses dando aula nesse momento eu utilizei os saberes de formação profissional para planejar as atividades e passar o conhecimento aos alunos, usei os saberes curriculares para executar muitas atividades e por fim tive que planejar conforme a metodologia que a escola tinha adquirindo assim o saber curricular.
Referencia:
ARDIF, Maurice. Os professores diante do saber: esboço de uma problemática do saber docente. In: TARDIF, Maurice. Saberes Docentes e Formação Profissional. 12 ed. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2011. p.31-55.

Nenhum comentário:

Postar um comentário